13.1.09

Museu da Bíblia

Hoje eu fui no Museu da Bíblia em Barueri/SP. É um museu muito legal de se visitar, pois mostra sobre os vários tipos da bíblia em vários idiomas, além de contar sobre a história da Bíblia e nos relatos contidos no mesmo. O museu da Bíblia de São Paulo é considerado o melhor da América Latina no assunto.
Vou tentar compartilhar com vocês um pouco do que vi e aprendi lá nas imagens e comentários a seguir:

1. A Bíblia:

Duzentos anos depois da chegada das primeiras Bíblias, milhões de escrituras já foram distribuídas no país. Só no ano de 2007, 6 milhões de Bíblias, novos testamentos e porções bíblicas foram distribuídos no Brasil apenas pela Sociedade Bíblica do Brasil, sem contar as outras editoras. Por meio de programas sociais, essa distribuição também tem alcançado diversos segmentos da sociedades entre eles os deficientes visuais, os povos indígenas as crianças e os estudantes, os ribeirinhos, a população carcerária e pessoas em leitos de hospitais.Graças a esse trabalho de distribuição e de ação radical, a Bíblia é hoje o livro mais lido no Brasil. É possível ver leitores das Escrituras em cerimônias cristãs, lares, escolas, praças, ônibus, prisões, hospitais, fábricas e em muitos outros lugares. E essa leitura também é facilitada pelas edições da Bíblia em diversos formatos: multimídia, publicações infantis, Bíblias de Estudo, seleções bíblicas, Bíblia em braile e Bíblia em áudio.

Traduções: Para acompanhar a dinâmica das línguas, as editoras cristãs se preocupam em fazer novas traduções ou revisar traduções já existentes. Entre estas, destaque para a Nova Traduções na Linguagem de Hoje e para Almeida Revista e Atualizada.

2.Escrita Hebraica:

Papiro contendo o Salmo 23. O papiro era extraído da entrecasca de uma planta aquática desse mesmo nome e começou a ser utilizado no Egito por volta de 3000 a.C. Provavelmente os primeiros textos bíblicos era escritos em rolos de papiro.

3. Prensa de Gutenberg:

Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis revolucionando no século XV a forma como a comunicação era transmitida. O primeiro livro de grande porte produzido por sua prensa foi A Bíblia em Latim, por volta de 1456.

4. O joio e o Trigo:

Ambos são mencionados por Jesus na parábola descrita em Mateus 13:24 a 30. São cereais que pertencem a mesma família (gênero gramíneas). O joio é uma espécie que se mistura aos cereais, produzindo estragos muito grandes. É difícil de extirpar (jogar fora) suas sementes, que conservam por muito tempo na terra o seu poder germinativo.

5. Alfabeto Grego:
6. Alfabeto Hebraico:
7. A menor Bíblia do mundo:

Esta é a menor bíblia do mundo que contém todos os livros, desde de Gênesis até Apocalipse. Como você pode ver ela é menor do que um moeda de um real, para ler ela precisa de um microscópio.
O vídeo abaixo é de minha própria autoria:

As pedras preciosas:



Fonte do texto: De minha autoria
Fonte das imagens: De minha autoria